sábado, 25 de junho de 2011

Corpus Christi



23 de junho de 2011, quinta-feira, feriado nacional no Brasil. Dia de Corpus Christi. O que é isto? A tradução literal da expressão latina é "Corpo de Cristo". Refere-se a uma solenidade católica celebrada anualmente na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, para comemorar a eucaristia. A celebração do Corpus Christi acontece na igreja latina desde o século XIII. A primeira pessoa a pensar em uma festa especial para o sacramento eucarístico foi Santa Juliana (1193-1258), freira do convento agostiniano de Monte Cornillon, na Bélgica. Juliana compartilhou sua ideia com Robert de Thorete, então bispo de Liége, e com Jacques Pantaleón, que mais tarde seria o Papa Urbano IV. Como no regime católico de administração eclesiástica os bispos têm autoridade para ordenar a celebração de festas em suas dioceses, ele convocou um sínodo em 1246, e ordenou que a celebração acontecesse no ano seguinte. O bispo Robert morreu antes disto, mas a festa foi realizada assim mesmo. Em 1264 o Papa Urbano IV publicou a bula “Transiturus”, na qual ordenava a celebração da festa de Corpus Christi em todo o mundo (e não mais apenas na diocese de Liége). Aos poucos a festa passou a ser celebrada: Colônia (1306), Worms (1315), Strasburg (1316). Desde então, tem sido celebrada em todo o mundo católico .

A pergunta inevitável que surge é: se a festa se refere à instituição da eucaristia por Jesus na noite da quinta-feira que antecedeu sua crucificação (cf. Mt 26:17-30; Mc 14:17-26; Lc 22:7-20), por que é celebrada depois da Semana Santa? O argumento de Urbano IV na já citada “Transitorus” é que na Semana Santa os fiéis devem estar com suas mentes voltadas para a reflexão nos acontecimentos da Paixão propriamente, e por isso, podem acabar perdendo de vista a importância e o significado do evento da quinta-feira. Para evitar que tal acontecesse, a celebração da instituição da eucaristia por Jesus foi deslocada para um período posterior.

“Corpus Christi” é, portanto, uma tradição católica ocidental. O protestantismo e o cristianismo ortodoxo oriental não têm nada que seja similar. Mas a celebração desta festa faz pensar em algo importante, a celebração da eucaristia por Jesus e seu significado. Toda a cristandade tem no partir do pão e no beber do cálice seu ritual mais significativo. Todavia, ao mesmo tempo, muita discussão tem havido em torno do significado deste ritual, que é expressão de fé, e não meramente uma parte da liturgia. Afinal de contas, o que Jesus quis dizer quando afirmou "isto é meu corpo"? A tradição católica, trabalhando com categorias filosóficas tomadas de empréstimo da filosofia aristotélica, entende as palavras de Jesus em sentido literal. Ou seja, conforme o catolicismo, no momento da consagração dos elementos da ceia – o pão e o vinho – acontece uma mudança, não nos acidentes do elemento pão e do elemento vinho (cor, textura, sabor, odor), mas na “substância” destes, ainda que isto seja imperceptível aos sentidos humanos. A esta compreensão dá-se o nome de “transubstanciação”, que significa literalmente "mudar de substância". 

A Reforma Protestante no século XVI apresentou compreensões diferentes. Lutero, que fora monge agostiniano, sempre teve a celebração da ceia do Senhor na mais alta conta. Ele divergia da compreensão católica tradicional, mas afirmava que, de alguma maneira, o próprio Jesus se faz presente no momento da ceia, “junto com”, “em com” “e sob” o pão e o vinho. A esta compreensão dá-se o nome de “consubstanciação”, que significa literalmente "com a substância". Na verdade, bem antes de Lutero houve quem entendesse a eucaristia em termos de consubstanciação. Mas o catolicismo tradicional rejeitou esta compreensão.

Zuínglio, contemporâneo de Lutero, iniciador do segmento protestante conhecido como "Reforma Reformada" (que teve mais tarde em João Calvino seu nome mais conhecido) divergiu das duas interpretações até agora citadas. Para Zuínglio as palavras de Jesus ditas por ocasião da última ceia devem ser entendidas de modo figurado, simbólico, e nunca de um modo literal. Portanto, para aquele reformador suíço, o pão e o vinho simplesmente simbolizam o corpo de Jesus morto na cruz e seu sangue derramado. 
Carlos Jeremias Klein, pesquisador brasileiro e pastor da Igreja Presbiteriana Independente, em seu livro “Os sacramentos na tradição reformada” (São Paulo, Fonte Editorial, 2005), mostra como a maioria absoluta dos evangélicos no Brasil, pentecostais e não pentecostais, entende a ceia de maneira apenas simbólica.

O já citado João Calvino contribuiu para o debate com outra perspectiva. Para Calvino, no momento da eucaristia Jesus se faz presente de maneira real, não nos elementos em si, mas no coração dos fiéis. Esta é a “presença real” de Jesus na ceia. A compreensão de Calvino talvez seja uma via média entre a compreensão de Lutero e de Zuínglio. No entanto, é desconhecida da maioria dos membros, e mesmo pastores, de igrejas de tradição calvinista propriamente. 

Ninguém pode negar a importância da ceia. Ninguém pode negar a importância desta celebração na caminhada cristã. Ninguém pode negar a presença de Jesus Cristo na vida dos que crêem. Não como um ritual mágico, para garantir sorte ou prosperidade. Mas como um momento de renovação de forças para continuar na jornada da fé, do amor e da esperança, no seguimento daquele que se deu por nós, para nossa salvação. 

• Carlos Caldas é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. 
As informações históricas foram extraídas do verbete "Feast of Corpus Christi" da "The Catholic Encyclopedia".

Artigo retirado de: http://www.ultimato.com.br/conteudo/corpus-christi

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Como orar pela Igreja Perseguida?

Dia 19 de junho foi o Domingo da Igreja Perseguida. Na CEC, tivemos um momento de refletir sobre como a Bíblia nos encoraja a orar pelos irmão que sofrem por Jesus. Nós também nos juntamos em duplas de oração para intercedermos juntos, como igreja missionária, por eles. 

Confira o texto de Délnia Bastos, compartilhado no último domingo pela Tita, sobre como podemos ajudar nossos irmãos perseguidos em oração. Leia, reflita e continue orando por esse motivo!

.........................

Como orar pela Igreja Perseguida?

Para nós, que vivemos em contexto de “não-perseguição”, não é muito fácil interceder de forma correta pelos cristãos perseguidos. A realidade parece ser tão distante da nossa e nem mesmo sabemos qual é exatamente o pedido de oração deles.

Antes, eu orava com extrema compaixão, com pena mesmo, e pedindo a Deus que os livrasse de tanto sofrimento e perseguição. Hoje, depois de conhecer alguns cristãos perseguidos, mudei meu jeito de interceder. Compartilho aqui alguns pontos que tenho aprendido:

1. Devemos interceder pelos cristãos perseguidos não como se eles fossem “coitadinhos”, mas como pessoas dignas, que se sentem honradas por participar dos sofrimentos de Cristo. Há muitas passagens bíblicas que mostram isso. Vejamos o trecho da Primeira Carta de Pedro, escrita em contexto de intensa perseguição ao evangelho (1 Pedro 4.12-16)1:

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.

2. Devemos pedir por intrepidez, coragem, sinais e poder – não necessariamente por livramento, segurança e tranquilidade. A passagem escolhida para ilustrar isso é a oração feita pela igreja primitiva, logo que Pedro e João saíram da cadeia (Atos 4.29-31):

Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus. Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. 

Que Pedro e João transformados! Não mais pediram que caísse fogo do céu sobre os seus perseguidores... Nem mesmo pediram o cessar-fogo, mas que fossem fiéis e ousados debaixo do fogo cruzado da perseguição ao nome de Jesus.

3. Devemos interceder crendo na soberania de Deus, que usa o sofrimento e a perseguição para os seus desígnios de alcançar mais pessoas com a sua maravilhosa graça. Paulo compartilha com Timóteo que, apesar de estar preso, a palavra de Deus não está algemada (2 Timóteo 2.8-10):

Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho, pelo qual sofro e até estou preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa. Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna. 

A sabedoria humana não consegue entender os propósitos de Deus. Mas, como disse Tertuliano, “o sangue dos mártires é a semente da igreja”. Ramez Atallah, diretor da Sociedade Bíblica do Egito2, escreveu que há uma grande chance de que o governo egípcio se torne ainda mais radical. Mas, como um cristão egípcio, ele não se preocupa muito com isso, e até acredita que os cristãos darão um testemunho muito mais eficaz, caso a perseguição aumente. Ele tem certeza de que a fé será ainda mais depurada e haverá mais conversões, apesar (ou por causa?) do sofrimento mais intenso.

4. Devemos interceder de forma inclusiva.

É interessante que na área de perseguição, os cristãos estão todos no “mesmo balaio”: ortodoxos, católicos e protestantes. Eles são igualmente perseguidos em locais em que radicais de outra religião são a maioria e a presença cristã os incomoda de variadas formas. Por isso, devemos incluir todos eles em nossa intercessão.

O relatório de 2010 sobre ações anticristãs, produzido pela Associação Evangélica da Índia, descreve de forma cronológica as ações contra protestantes (de diferentes matizes) e católicos no país. (Trata-se de um impressionante relatório de 27 páginas, contendo dados de ações de violência e intimidação aos cristãos em 18 estados3)

A Agência Fides4 revelou que em 2010 foram assassinados 23 agentes pastorais católicos no mundo. O dado surpreendente é que o continente americano foi o campeão, com a morte de 15 destes agentes: 10 sacerdotes, 1 religioso, 1 seminarista e 3 leigos.

5. Devemos transformar a intercessão em ações práticas.

A maior necessidade dos cristãos perseguidos é de encorajamento – por meio de orações, sim, mas também por meio de ações simples, como:
- Escrever cartas de encorajamento;
- Assinar listas e abaixo-assinados, destinados a autoridades responsáveis pela integridade física dos cristãos e cidadãos de um modo geral (há outros grupos religiosos no mundo, não-cristãos, perseguidos por radicais de religiões majoritárias);
- Prestar advocacia mais ampla, na defesa dos direitos humanos também na área religiosa;
- Contribuir financeiramente com a igreja sofredora;
- Ir viver no meio deles, para encorajá-los e servir à igreja nacional.

Há várias organizações que podem ser procuradas para nos ajudar a ajudar5. Que Deus nos ensine a orar e a agir como convém em favor dos nossos irmãos da igreja sofredora.

Notas
(1) As citações bíblicas foram retiradas da Nova Versão Internacional (NVI)
(3) HOWELL, Richard (Secretário Geral da Evangelical Fellowship of India): "Religion, politics and violence: a report of the hostility and intimidation faced by Christians in India in 2010." New Delhi, India, 2010.
(4) Em Notícias CNBB - nº18 (2113) - 08 a 14/05/2011.
(5) No Brasil, a organização mais conhecida e que faz um trabalho muito importante é a Missão Portas Abertas (http://www.portasabertas.org.br/). A Associação de Missões Transculturais Brasileiras pode indicar outras organizações (http://www.amtb.org.br/).

__________
Délnia Bastos é casada, mãe de três filhos e dirige uma agência de missões transculturais.

Jesus Cristo, o Único Caminho

O vídeo abaixo ilustra muito bem o tema da última pregação do Paulo Menotti, sobre o pluralismo. Que não nos intimidemos ou cansemos de proclamar que Jesus é o único e verdadeiro caminho a Deus!

Festa Genuína


No dia 02 de julho, a partir das 16 horas, acontecerá na CEC a Festa Genuína Jesus na Veia! Os convites já estão sendo vendidos pelo valor de R$6,00 (consumo), na CEC, no horário de 14:00 às 18:00 ou na casa da Corrinha.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

3º Encontro de Homens da CEC

Vem aí o 3º Encontro dos homens da CEC de 2011!
 
Será no dia 23/06 no feriado a partir de 10:00h, no condomínio Aldeias do Lago. A taxa será de 15,00 para um churrasco. Contaremos com uma palavra do Ation sobre "A imposição dos valores do mundo ao homem cristão." e depois futebol e churrasco!

Mais informações com Ation 8442-1108 ou Roberto 8401-8094.

Confira o vídeo do último encontro:






 

sábado, 11 de junho de 2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cadastro

Querido irmão,

Caso você deseje receber e-mails da CEC com notificações de eventos, mande um e-mail para cec.comunica@gmail.com , com o título "cadastro", contendo os seguintes dados:

Nome:
E-mail:
Telefone fixo:
Celular:
Endereço (Rua, Número, Bairro e CEP):
Data da primeira visita (caso você seja um visitante):

Dia das Mães CEC 2009

Vídeo de 2009 das crianças da CEC fazendo lembrancinhas para homenagear suas mães. Lindo demais!


Aniversário CEC - 14 anos

Vídeo de 2010 em comemoração aos 14 anos da CEC.


Aniversário CEC - 12 anos

Vídeo preparado para o aniversário de 12 anos da CEC.
Veja fotos antigas, da fundação da Igreja, até o ano de 2008.


Ministério de Dança - Ele vem para te salvar

Vídeo da apresentação do Ministério de Dança da CEC, na ocasião da Páscoa de 2009.
Participantes: Luciara Bernardo, Priscila Bernardo e Thais Sumire.


Ministério de Dança - Sonda-me

Apresentação do Ministério de Dança da CEC, na Páscoa de 2009.
Participantes: Luciara Bernardo, Priscila Bernardo e Thais Sumire.



Escola Bíblica Dominical


Em nossa EBD (Escola Bíblica Dominical), estamos estudando o livro de Salmos. Não perca!

Noite Romântica 2011


A recepção dos convidados se deu ao som de músicas românticas, com José Ricardo e Sara.


A cantoria continuou com Keilinha, cantando a música "Essência de Deus", de João Alexandre.



Ation e Joice dão as palavras de boas-vindas e agradecem à equipe que organizou a noite com tanto carinho.



Pastor Romário apresenta o Pastor Wanderson Rodrigues, nosso convidado especial que nos trouxe a palavra. brigada, Pastor Wanderson!



Após recebermos a palavra, oramos juntos.



Roberto faz uma declaração para a Euzi e enche a noite de romantismo ao cantar uma música lindíssima que compôs para sua amada na época de namoro.



Confira as fotos dos irmãos que marcaram presença!



 




























O Ministério de Casais e o Ministério de Mulheres agradecem a todos por terem participado dessa noite tão especial!